quarta-feira, 5 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA

Chegou o mês onde tudo é rosa!

Outubro foi escolhido para representar a luta mundial contra o câncer de mama. O Movimento “Outubro Rosa”, é uma ação para conscientizar e mobilizar a sociedade ao combate à doença. A ação surgiu em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia e foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes rosa - desde então vários outros países aderiram à campanha. O “Outubro Rosa” é um movimento mundial de mobilização pela prevenção.

Divulgando de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

A ideia é alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. Lembrando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. Segundo a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade. Detalhe: a doença ainda afetará a vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.

Foi promulgada em 29 de Abril de 2008 a Lei Federal 11.664/2008, de autoria do deputado federal Enio Bacci, que trata de questões relativas à prevenção, detecção, tratamento e controle dos cânceres do colo uterino e de mama. Uma das maiores conquistas prevista nesta nova lei é a garantia da realização do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todas as mulheres a partir de 40, e não mais de 50 anos de idade como era anteriormente.

Ninguém é dono desta iniciativa. Simplesmente desejamos contar a história como ela é, respeitando aqueles que, muitas vezes de modo anônimo, prestaram a sua homenagem e manifestaram seu acolhimento à causa.

Fonte: Instituto Neo Mama

A GINASTICA apoia o “Outubro Rosa”

Nenhum comentário:

Postar um comentário